Blog

3 motivos para escolher um destino histórico na sua próxima viagem

A história do Brasil é rica em detalhes. Por todo o país, existem cidades que preservam patrimônios capazes de garantir uma verdadeira viagem no tempo aos seus visitantes. Museus, obras arquitetônicas, eventos e monumentos refletem épocas antigas que, até hoje, influenciam a realidade do país. Um destino histórico agrega grande valor cultural e pode mudar nossa visão sobre a narrativa brasileira.
 
No Vale do Café, por exemplo, a preservação de lugares, como as fazendas e igrejas, resgata a memória do Brasil cafeeiro. A região, composta por 15 munícipios localizados ao Sul do estado do Rio de Janeiro, era responsável por cerca de 75% da produção de café e, assim, tornava o país o líder de exportação do produto. Tudo isso segue fazendo parte do dia a dia das pessoas, principalmente nas manifestações artísticas.
Agora, entendendo um pouco mais sobre o que conhecemos como turismo histórico-cultural, vamos aos três principais motivos para escolher pratica-lo:
 
1. Troca cultural
 
Um dos principais benefícios de um destino histórico é a troca cultural proporcionada. Aqui, a experiência vai muito além de conhecer lugares. A ideia é se conectar com as atividades da região, as pessoas e como o cotidiano segue, no presente, se relacionando ao passado para construir o futuro. Nesse sentido, novos sabores estão incluídos. Normalmente, esse estilo de passeio incentiva os visitantes a explorar a culinária local.
 
2. Aprendizado no destino histórico
 
Nas aulas de história, lemos e aprendemos sobre os acontecimentos que marcaram o desenvolvimento do Brasil. São datas, nomes, lugares e descobertas. O aprendizado é amplo e, com um contato próximo aos registros e patrimônios da época, a absorção do assunto será ainda maior. Ao retornar de uma cidade história, a bagagem cultural e o entendimento da região e sua contribuição para o país são enormes.
 
3. Ampliação de horizontes
 
Ser turista é viver ampliando horizontes. As trocas que uma viagem garante, principalmente quando falamos no destino histórico, permitem que fatores como o respeito às diferenças e à nossa história como nação cresçam. No caso de locais com natureza preservada e passeios que permitem esse contato, também criamos maior sintonia com o meio ambiente e sua preservação. Como resultado, o crescimento pessoal é um motivo extra para essa escolha.
Com tantas razões, fica fácil se encantar por todas as histórias que podemos ouvir e experiências que podemos viver. No Hotel Santa Amália, viajando pelo Vale do Café, as diversas opções vão fazer você se apaixonar. Clique para conferir!