Blog

Brincadeiras para aproveitar as férias com crianças

As férias de verão são ideais para curtir em família. Uma época perfeita para deixar a tecnologia de lado e redescobrir os prazeres das brincadeiras mais simples. E aí, você conhece os benefícios de “brincar off-line”? Aqui no Hotel Santa Amália teremos uma colônia de férias recheada de lazer para a criançada. E, para já ir aquecendo, separamos algumas brincadeiras que não podem faltar nos dias de folga e diversão para os pequenos.

 

 Benefícios das brincadeiras

 

Brincar promove diversos benefícios que todos os pais deveriam conhecer e, mais do que isso, incentivar. Além de colaborar para o entretenimento no período de ócio, o ato de participar de brincadeiras é fundamental para o processo de aprendizagem. Veja só cinco pontos positivos de todas as brincadeiras:

  1. As capacidades intelectual, motora, social e emocional dos pequenos são exercitadas;
  2. Através da brincadeira, as crianças experimentam novos sentimentos, colaborando para a expansão de percepções do mundo e o preparo para a vida adulta;
  3. As crianças aprimoram o autoconhecimento sobre o próprio corpo, suas afinidades e preferências;
  4. Forte estímulo à criatividade;
  5. Através do respeito às regras, os jogos e as atividades lúdicas trazem maior noção de disciplina e superação.

 

Brincadeiras para deixar a tecnologia de lado

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os benefícios de brincar, que tal escolher uma brincadeira para colocar em prática?

Amarelinha: é muito popular e amada por crianças de todas as idades. Ela pode ser desenhada no chão, e cada participante deve passar por todo o percurso, jogando a pedra em um número por vez. A regra é clara! Não pode pisar nas linhas ou na casa onde a pedra está. Quem erra cede sua vez ao próximo. Ganha quem terminar a sequência primeiro.

Batata quente: as crianças formam um círculo e uma fica ao centro, com os olhos vendados. As crianças que estão na roda devem passar entre si um objeto (bola, urso de pelúcia ou até mesmo uma batata, por que não?). Enquanto isso, precisam cantar “Batata, quente, quente, quente…”. Quando a criança que está com os olhos vendados grita a palavra “queimou”, quem estivar com o objeto na mão perde e deve ir para o centro da roda.

Pular corda: quem nunca ouviu a musiquinha clássica?

“O homem bateu em minha porta e eu… ABRI

Senhoras e senhores, põe a mão no chão

Senhoras e senhores, pule de um pé só

Senhoras e senhores, dê uma rodadinha

E vá pro olho DA RUA” 

 

Pois é! Só de ler a letra já bate uma nostalgia e dá vontade de sair por aí brincando. Então vamos incentivar as crianças a conhecerem o que é bom e, ainda, a se exercitarem um pouco, cuidando da saúde.

STOP (ou adedanha): Nome repetido vale cinco pontos só! Fala sério, gelo não é cor! Quem não se lembra das discussões infinitas com os amigos de infância que um papel e uma caneta podiam causar? O STOP, ou adedanha (nomes mais populares), incentiva as crianças a aprenderem de maneira dinâmica e divertida. Cidade, estado ou país (CEP), animais, flores, marcas, artistas, entre uma infinidade de possibilidades, formam as categorias do jogo para saber quem sabe mais e mais rápido. Até o “Minha sogra é” marca a infância, não é mesmo?

Futebol de botão: uma preferência entre os meninos, as partidas de futebol de botão são repletas de emoção. A cada toque na paleta, uma oportunidade de balançar as redes. Contar com um campo no meio da criançada é receita garantida de sucesso.

Queimada: dois times se enfrentam para ver quem elimina os adversários mais rápido. Quem é atingido pela bola sai do jogo, mas sempre tem aquela chance de voltar até que todo o outro time seja acertado. Nessa, até os adultos se rendem e querem entrar na brincadeira.

 

Venha se divertir com a gente!

 

E aí, deu aquela saudade das brincadeiras clássicas? Existem muitas outras que podem fazer a alegria das crianças nas férias. Deixe seus filhos curtirem a experiência de se desconectarem e viverem grandes aventuras ao lado de outros pequenos. Inscreva-os na nossa Colônia de Férias, envie mensagem para o WhatsApp (24)98839-8728 ou ligue (24)2471-1200. Aguardamos vocês!