Blog

Uma nova atração no Paraíso de Uané Etê

Éden e os frutos da árvore da vida

Uma nova instalação no Paraíso de Uané Etê

 

Entre as muitas possibilidades de experiências oferecidas pelo Uaná Etê Paraíso Eco Cult, uma nova instalação artística e meditativa vai permitir mais uma vivência interessantíssima nos passeios realizados ali. Uma verdadeira jornada de autoconhecimento e diálogo com a natureza e consigo mesmo.  Éden, a Árvore da Vida da Cabala Judaica é uma extensa instalação formada por 10 esferas compostas por um círculo de ferro e um círculo de cristal no centro, com uma letra hebraica e virada para um ponto cardeal específico. O conjunto de esferas forma um diagrama geométrico de dez partes, ou dez frutos, o sistema da Árvore da Vida, que  simboliza as qualidades necessárias para o aperfeiçoamento individual e coletivo na existência humana.

 

A instalação, inédita no mundo, tem a direção de Sandra Strauss, mestra em Cabala, escritora e, biotecnóloga e foi realizada de mãos dadas com a diretora artística do jardim e musicista Cristina Braga, do também músico e diretor geral do Jardim, Ricardo Medeiros e toda a Equipe de Jardineiros de Uaná Etê.

 

O percurso é extenso, por todo o jardim, e pode ser feito também em mais de uma visita a esse pedacinho do Paraíso que é Uané Etê. A Árvore da Vida é um símbolo da humanidade e uma referência às Árvores Sagradas do Jardim Primordial do ÉDEN, citadas nas escrituras milenares do livro de Gênesis. Após percorrer com deleite e encantamento cada estação da instalação artística meditativa ÉDEN, você se tornará Edin (Gentil). A gentileza é como uma grande árvore que, de braços abertos, bem arraigada, segue a dança suave do vento e espalha em seu fluxo, frutos, flores, sementes e abrigo a quem se aproximar.

 

“Uaná Etê Paraíso Eco Cult está muito feliz por co-criar com Sandra Strauss, diagramada no centro de seus jardins, a instalação artística meditativa ÉDEN, com os dez frutos que compõem a Árvore da Vida da Cabala Judaica. Será possível pela primeira vez no mundo em um jardim, percorrer cada fruto do sistema desta Árvore, pessoalmente, passo a passo. Homenageamos assim, este fundamental jardim arquétipo, a importantíssima Árvore da Vida e a belíssima cultura judaica”, afirma Ricardo Medeiros, diretor geral de Uané Etê.

 

O PERCURSO da instalação ÉDEN foi orientado no sentido leste oeste. Sente-se ou fique em pé, toque a esfera se desejar. Siga as instruções de meditação, respire fundo e percorra este belo exercício em contato com sua alma.

 

  1. Keter – Coroa, letra Alef, EU SOU LUZ

esfera de quartzo cristal branco (cor branca: todas as cores unidas, paz)

Local: Jardim Cachoeirinha, ao lado do Lago de Lótus, flores em forma de coroa. Coluna central do diagrama, fluxo leste.

 

  1. Chochmá – Sabedoria, letra Beit, EU CONFIO NA MINHA INTUIÇÃO

esfera de ônix esverdeada acinzentada (cor acinzentada: neutralidade, raciocínio imparcial)

Local: Jardim Cachoeirinha ao lado do orquidário, orquídeas são símbolo de sabedoria. Coluna direita do diagrama, fluxo sudeste

 

  1. Biná – Entendimento, letra Guimel, MEU POTENCIAL DE CRIAÇÃO É ILIMITADO

esfera de jaspe verde (cor verde: vitalidade, crescimento, renovação)

Local: Jardim Cachoeirinha, à sombra dos jamelões, frutos roxos cheios de antioxidantes e flavonóides, quase uma árvore do entendimento. Coluna esquerda do diagrama, fluxo nordeste

 

  1. Chesed – Generosidade letra Dalet, EU AMO AO PRÓXIMO COMO A MIM MESMO

esfera quartzo fumê (cor marrom acinzentada: equilíbrio, maturidade, amizade, segurança)

Local: Caminho da Sombra, Praça do Açude. Tem o açude atrás e o bosque de palmeiras à

frente: onde há água, sombra e frutos, há generosidade da Terra. Coluna direita do diagrama, fluxo sul

 

  1. Guevurá – Rigor letra Hei, EU EVITO FAZER TUDO AQUILO QUE ME AFASTA DE MINHA ESSÊNCIA

esfera de dolomita rubra (cor rubra: forte, decidido, cheio de energia)

Local: Jardim do Sol, Deque dos Ventos: onde há sol e vento é necessária disciplina, capacidade de aproveitar as grandes forças com organização e rigor. Coluna esquerda do diagrama, fluxo norte.

 

  1. Tiferet – Beleza letra Vav, MINHAS PALAVRAS E AÇÕES COLABORAM PARA UM MUNDO MELHOR

esfera de calcita amarela (cor amarela: alegria, jovialidade, calor)

Local: Gramado Planetário: um dos locais mais bonitos de Uaná Etê, onde se pode observar a harmonia e beleza de quase todo o jardim e dos montes ondulados. Coluna central do diagrama, fluxo central.

 

  1. Netzach – Vitória letra Zain, EU SUPERO OBSTÁCULOS QUE SURGEM NO CAMINHO

esfera de dolomita rosa (cor rosa: suavidade, união da força e da inteligência, do fogo e da

calma, da atividade e da passividade, a sensibilidade das virtudes da temperança)

Local: Oásis do Lagarto, floresta, em frente a duas árvores em V : a vitória está na floresta, na cooperação, na união e no respeito à biodiversidade. Coluna direita do diagrama, fluxo sudoeste

 

  1. Hod – Evolução letra Chet, EU AGRADEÇO, EU AGRADEÇO

esfera de aragonita (cor alaranjada ocre amarelada, salpicada de branco: colheita, sucesso, a consciência de Deus)

Local: Jardim da Vida, embaixo da Lobeira: a lobeira permite que o lobo guará se desenvolva, viva. Viver é desenrolar, evoluir, evolver, progredir, aumentar, prosperar: esse é o movimento de todos os grãos, todos os fetos, tudo o que vive. Coluna esquerda do diagrama fluxo noroeste

 

  1. Iesod – Base letra Tet, EU CONFIO NA PROVIDÊNCIA DO CRIADOR

esfera de picasso stone alaranjada (cor laranja: terra, forças para concentração, propósito,

organização)

Local: Escadaria das Nuvens: toda escada necessita de base, senão não pode ser usada. Todo degrau é uma base para subir. Coluna central do diagrama, fluxo centro oeste.

 

  1. Malchut – Reino letra Iud, D’US EM AÇÃO ESTA DENTRO DE MIM

esfera de sodalita azul escura (cor azul escuro: infinito, serenidade)

Local: Jardim Bela Vista, próximo ao portão de limite final do jardim, no extremo do barranco, onde se vê o pôr do sol, um portal para outra dimensão. Local que nos obriga a olhar para o ceu infinito, para o reino dentro de nós: “venha a nós o teu reino”. Coluna central do diagrama, fluxo oeste

 

Conheça Uaná Etê no Instagram: @uanaete

Texto: Revista